Wednesday, February 24, 2010

neve, neve, neve... ahh e frio tambëm

Já voltámos de Åre! Foi uma viagem gira. Esquiámos, passeámos, fizemos geocaching e apanhámos frio.

Como desconfiava, os esquis não foram inventados para mim. Até me consigo pôr em cima deles (com dificuldade, naturalmente) e deslizar um bocadinho, desde que a inclinação seja inferior a 3%. Mas assim que começo a deslizar um bocadinho mais depressa entro em pânico, que não é o que se espera de quem esquia. Além disso tenho medo de alturas. Não é nada que eu já não soubesse, só não tinha bem noção de quão alto parece uma parede de neve lisinha quando se tem nos pés uns esquis que não se consegue controlar. Só subi uma vez a um sitio mais alto com os esquis postos e foi a última vez que os tive postos.
Mas não foi tudo em vão, a professora que me dava as aulas ainda me conseguiu ensinar umas coisas, pelo menos a teoria :), e como disse consigo descer desde que a inclinação seja mínima e virar às vezes, mas nem sempre. E assim que me sinto a perder o controlo dos esquis fico em pânico e atiro-me frequentemente para o chão. Nunca me magoei mas não tem piada.
A parte realmente frustrante é ver os miúdos de 3 anos a descer sozinhos, dar saltos nas rampinhas artificiais que eles fazem para os miúdos, sem medo de nada.

Mas ainda passeámos um bocado (sim, principalmente porque ao 3º dia de 7 eu decidi que não me ia tornar a pôr nos esquis). Fomos visitar uma quinta de alces. Parece que são animais pacatos que gostam de comer e não se ralam com muito mais que isso. E dão beijinhos. Quer dizer, se puseres uma batata à frente da cara eles vão lá buscá-la para comer e como não têm dentes à frente não mordem. Mas o que os tipos da quinta dizem é que eles dão beijinhos. São grandes pesados e saltam com agilidade, uns bichos simpáticos. Nesse dia apanhámos bastante frio. A quinta era a 2 km do hotel e nós não tinhamos carro. Estava frio, cerca de -16ºC, e vento, mas não foi o dia pior.

No sábado foi o dia pior. -19ºC com vento fortezinho. Não era suficiente para mandar nada a baixo, mas quando está assim tão frio vento de 40km/h é suficiente para parecer que estão a chover facas de gelo. Dá para sentir a pele a congelar. E os dedos (das mãos e dos pés) estavam intermitentes entre tão frios que doem tanto que não os consigo mexer e tão frios que não os sinto. Existe uma tabela para o "feels like" e dada a temperatura e velocidade do vento o "feels like" era cerca de -30ºC ou menos ainda. Nunca senti tanto frio.
Depois de um bocado uma pessoa habitua-se. E este ano já me habituei a temperaturas baixas. Parece que ninguém por cá se lembra de um inverno tão rigoroso. As temperaturas diárias estão quase sempre abaxo de -5ºC e chegam frequentemente a -10º. E também tem nevado muito mais que o costume. Muitas cidades estão prestes a passar (algumas já passaram) o orçamento para a limpeza da neve nas estradas, passeios e caminhos. Além disso já não sabem o que é que hão-de fazer às toneladas de neve que já caíram este inverno. Em muitos sítios que não são limpos e não passa por lá nada nem ninguém a neve já dá pela cintura (do Rodrigo).
Mas hoje esteve sol e já deu para sentir o calor do sol. Até agora estar ao sol ou na sombra era precisamente o mesmo.
Outra coisa que fizemos foi lugar um carro para ir ver uma cascata de 9 metros que fica congelada no inverno. Além disso eles fazem um iglo lá ao pé todos os anos. Este tinha um quarto com uma cama de gelo, um bar de gelo e até uma capela de gelo (podem ver umas fotos no Picasa). A catarata congelada também vale a pena ver. Na verdade íamos ver um concerto dentro do iglo, acho que na capela (parece um anfiteatro) mas o artista ficou doente e o espectáculo foi cancelado. Quando íamos de carro ainda nos cruzámos com um par de alces na estrada. Mas íamos devagar e ficámos a vê-los fugir. Realmente para uns bichos tão grandes saltam com bastante agilidade.

Divertimo-nos bastante, apesar do frio. A viagem de volta é que foi mais aborrecida porque demorou mais 2h30 do que o previsto, por causa do mau tempo e da neve e gelo nos carris. Chegámos a casa eram quase 4h da manhã e alguns de nós tinham de trabalhar no dia a seguir :D.

No comments: